domingo, 28 de novembro de 2010

Passacaglia em Orquestra

A Passacaglia e Fuga em C menor  BWV 582, composta para órgão por J.S.Bach, uma das grandes preciosidades da história da música, foi transcrita para orquestra pelo maestro Leopold Stokowski  (1882-1977), que ficou muito conhecido por não usar batuta. Nos videos é mostrada essa mesma transcrição em que o próprio Stokowski dirige a orquestra .

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Felix Mendelssohn

Felix Mendelssohn, compositor alemão, maestro, organista e pianista, muito popular no período romântico, foi responsável pelo despertar do interesse na música de JS Bach. Nos dois Oratórios St. Paul (1836) e Elijah (1846), nota-se um grande influência de J.S.Bach. No video é ouvida a abertura do último, onde se descrevem vários eventos na vida do profeta bíblico Elias, extraídos do Antigo Testamento.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Partita per Flauto solo

 A ainda jovem flautista russa Alexandra Grot interpretando a belíssima "Partita para Flauta Solo em A minor" (BWV 1013) de Bach.  Alexandra  começou a por estudar piano antes de mudar para a flauta com apenas 8 anos, depois de ouvir um concerto de James Galway um virtuoso flautista irlandês já consagrado nessa época. Aos 10 anos deu o seu primeiro recital e no mesmo ano foi vencedora de um prémio num concurso de jovens solistas.  

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ave Maria Bach/Gunod

O violoncelista britânico Julian Lloyd Webber, considerado um dos mais brilhantes músicos da sua geração,  interpretando a famosa "Ave Maria" da autoria de Charles Gounod, inspirada no Preludio nº1 em Dó de J.S.Bach.

domingo, 14 de novembro de 2010

Tenor português canta Bach

O tenor português Fernando Guimarães cantando a ária de Bach "Erwäge, wie sein blutgefärbter Rücken", da Paixão segundo S.João (BWV 245),acompanhado pela orquestra Sinfónica de Lisboa (em 2008).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Buxtehude : referência de Bach

Uma das referências de Bach foi o organista Buxtehude (1637?-1707). Nas biografias dos dois compositores, consta que Bach realizou uma viagem de trezentos quilómetros a pé, pois teria pouco dinheiro, para ir assistir a um concerto de Buxtehude, e com entradas pagas, o que naquele tempo seria um novidade. No video uma interpretação da Toccata em Ré de Buxtehude, BuxWV 155.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Concerto Italiano

O concerto italiano em Fá maior (BWV 971), em três andamentos Allegro, Andante e Presto, para cravo solo, foi composto por Johann Sebastian Bach em 1735, em conjunto como a "Suite (Ouverture)" (BWV 831), incluído num conjunto de obras para teclado ao qual o compositor deu o nome de "Clavier-Übung" (Prática de Teclado). Neste conjunto, Bach demonstra as suas capacidades e conhecimentos na transcrição para teclado dos dois principais géneros orquestrais, Concerto e Suites (abertura) os quais representam, respectivamente, dois estilos nacionais, o italiano e o francês.
No video o concerto é interpretado pelo pianista norte americano Daniel Beliavsky, na igreja "Christ & St. Stephen's" em Nova York.





sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Arte e Fuga

"A condição da arte do contraponto, mais visível na obra de Bach do que em  qualquer outro compositor, é a capacidade de conceber, a priori, identidades melódicas que quando transpostas, invertidas, ou transformadas ritmicamente, irão ainda apresentar, em conjunto com a linha melódica original, algo totalmente novo, mas completamente harmonioso".
— Glenn Gould Reader, “So You Want to Write a Fugue”, p. 240

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma obra desconhecida...

Nos anos 80  foi descoberta em França uma nova obra de Bach composta por 14 canons nas primeiras oito notas do padrão melódico das Variações Goldberg BWV 988. No video a obra é interpretada pelo Musica Antiqua Köln, um grupo de música antiga fundada em 1973 por músicos do Conservatório de Música de Colónia.

Os Posts mais vistos