"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



sexta-feira, 23 de março de 2012

ERA e Bach

Este é um dos interessantes resultados do trabalho do projeto musical ERA, idealizado e criado por Eric Levi, combinando música clássica, eletronica, Canto Gregoriano e letras em Latim, agregando, ainda, algumas inserções externas, como se nota nesta obra. Embora seja discutível este tipo de combinação, é inegável que o som resultante do trabalho do grupo produz sensações agradáveis, paz e tranquilidade, tão necessárias nos dias de hoje.  

domingo, 18 de março de 2012

Missa em Si menor

Em 10 de Abril de 1859, mais de 100 anos após a morte de Bach, o coro Riedel-Verein de Leipzig, cantou provavelmente pela primeira vez a versão completa da Missa em Si menor de Bach, proclamada como "the Greatest Work of Art of All Times and All Nations", pelo seu primeiro editor, e subscrita ainda por muitos musicólogos da actualidade. Existe contudo um enigma litúrgico ainda por esclarecer, porque motivo um Protestante escreveu uma Missa Católica? 




segunda-feira, 12 de março de 2012

Sonatas de Bach em Violino e Harpa

A violinista Lara St. John "s lançou este ano um CD com o seu próprio selo, em pareceria com a harpista Marie-Pierre Langlamet sua amiga de há várias décadas, dedicado ás Sonatas de Bach, das mais belas do barroco. São incluídas a No. 1 para Violino e teclado em Si menor BWV 1014, a No. 3 para violino e teclado em Mi maior BWV 1016, a Sonata em Sol menor BWV 1020, e a Sonata para flauta e teclado em Si menor BWV 1030. A gravação foi realizada na Alemanha num estúdio com uma acústica natural fantástica segundo as intérpretes e que pode por nós ser testemunhada. 

domingo, 4 de março de 2012

Siloti & Bach

Alexander Siloti transcreveu para piano catorze das mais famosas composições de Bach (14 no total), as quais são raramente executadas ou gravadas. Nelas se inclui esta transcrição do Preludio em Si menor BWV855, que foi considerada uma das mais perfeitas atribuidas a Siloti.

quinta-feira, 1 de março de 2012