"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A influência de Vivaldi

Vivaldi ajudou a padronizar a forma dos concertos em três andamentos usado mais tarde por Bach e outro compositores. Os brilhantes Allegros de Vivaldi e os seus apaixonados andamentos lentos foram muito admirados por Bach, que transcreveu 10 dos seus concertos a solo para outros instrumentos ...
Em homenagem a Vivaldi, postamos o andamento LARGO de uma das suas obras mais míticas, o Concerto in D Major- RV 93 

domingo, 29 de janeiro de 2012

Arte da Fuga

A última obra foi a magistral, mas inacabada Die Kunst der Fuge (Arte da Fuga). Bach trabalhou esta obra durante os últimos três anos de sua vida, sendo que a começou muito antes. 1740 ou antes. No entanto, a primeira audição mundial dessa obra-prima só ocorreu quase 200 anos mais tarde, em 26 de junho de 1927. A Arte da Fuga é considerada por estudiosos da música como a obra instrumental mais extensa e mais coerente de Bach. E, quanto à conceção e estruturação, a mais espiritual de toda a música ocidental. 


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Improvisação sobre as Goldberg

O ainda jovem Dan Tepfer, a nova estrela da brilhante constelação de pianistas classicaljazz dominada por Keith Jarrett e Brad Mehldau, interpreta primeiro a famosa Ária das variações Goldberg e depois improvisa sobre a variação 1 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cantata da Páscoa

Uma soberba orquestração do maestro Leopold Stokowski (1882–1977) um dos mais famosos do século XX, do coral de uma das primeiras e mais belas cantatas de Bach, composta para o Domingo de Páscoa de 1707 ou 1708.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Vinicius e Bach

Um clipe da marcha-rancho "Rancho das Flores", letra de Vinicius de Moraes e a música de Johann Sebastian Bach, "Jesus Alegria dos Homens"

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As Sonatas de Bach

Bach começou a compor as seis sonatas para violino em Weimar, por volta de 1703, quando desempenhava funções de organista e violinista da corte do novo duque reinante, Wilhelm Ernst, cujos interesses musicais eram semelhantes aos seus. Concluiu o conjunto de obras em 1720, já como Mestre de Capela em Köthen.
No video o violinista Yehudi Menuhin, interpreta o famoso Siciliano da Sonata No. 1 em Sol menor, BWV 1001

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mahler orquestra Bach

O famoso compositor e orquestrador Gustav Mahler fez diversos trabalhos de adaptação e re-orquestração das Suites para orquestra de cordas, cravo e órgão, de Bach. 
O mais famoso é o arranjo da Ária na quarta corda, da Orchestral Suite No. 3 in D major, BWV 1068 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tocatta e o Jazz

Um extraordinário arranjo para jazz de Jacques Loussier and László Grünvald, da Tocatta e Fuga (BWV 565).