"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



sábado, 26 de novembro de 2011

Solo para Flauta transversal

A Partita em Lá menor para flauta solo foi composta por Bach por volta de 1718. O título original encontrado no manuscrito do século XVIII era "Solo para uma flauta transversal por J. S. Bach".

No video o segundo andamento "Corrente", interpretado pelo flautista suiço Emmanuel Pahud conhecido pela sua versatilidade, já que interpreta diversos géneros de música desde a clássica, passando pelo jazz, à contemporânea.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Double violin concerto

Na sua estadia em Weimar Bach aperfeiçoou a sua técnica de composição, e estudando órgão e cravo fez a adaptação de vários concertos de Vivaldi, uma experiência que mais tarde veio a influenciar os seus próprios concertos para violino em Mi e Lá menor e o concerto para dois violinos em Ré menor.

É deste último que mostramos o terceiro e último andamento "ALLEGRO" superiormente interpretado pelos violinistas Rachel Podger e Andrew Manze, que se juntaram na Academy of Ancient Music, para tocarem os "doubles concertos" de Bach.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bach e filhos!

Os estudiosos referem que na composição deste concerto, (até 1733), Bach terá envolvido os dois filhos W. Friedemann e C.Ph. Emanuel Bach, como oportunidade para se aperfeiçoarem neste tipo de obra.

No video a interpretação do andamento Allegro do Concerto para 3 Cravos deve-se ao famoso e grande maestro, organista e cravista Ton Koopman, e a sua Orquestra Barroca de Amsterdão.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Arioso em Contrabaixo

O termo "Arioso" na música clássica surgiu no século XVI e é um estilo de solo de ópera cantado entre recitativo e a ária. De entre os "ariosos",talvez o mais conhecido seja o de Bach que faz parte da cantata "Ich steh mit einem Fuß im Grabe", BWV 156, e do concerto para cravo BWV 1056.

A sua interpretação em violoncelo é famosa, mas esta por Yury Frolov no contra baixo, não fica atrás !

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Glenn Gould gravando Bach ...

Curioso video onde se podem ouvir outakes da gravação por Glenn Gould de uma das Invenções e Sinfonias para duas e três vozes de Bach, no caso a Sinfonia nº15 BWV 801 escrita em 1723.

Tratando-se de obras de extrema complexidade, pode constatar-se pela amostra, a maestria, e competência única e habitual do genial Glenn Gould.