"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

András Schiff Plays Bach

Excertos de uma actuação de  Andras Schiff , gravada em DVD e lançado este mês como o título “András Shiff plays Bach” no qual  o famoso pianista interpreta as Suites Francesas Nos. 1- 6, a “Overture in the French Style in B minor”, e o “Italian Concerto in F major”, BWV 971. Como bónus é ainda  incluído um documentário com o título io "Schiff explains  Bach"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Immortal Bach

O grupo norueguês Immortal Bach Ensemble interpreta o coral "Komm Susser Tod" (Come, Sweet Death), BWV 478 de J.S.Bach, com uma alteração em que cinco coros cantam a mesma música original, mas em tempos diferentes e esperando pelo  final de cada frase.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Transcrições da Cantata BWV29

Muitas das obras de Bach têm sido transcritas para outras instrumentações diferentes da original. No primeiro video a Sinfonia da Cantata BWV 29 'Wir danken dir, Gott, wir danken dir' na instrumentação original.


Neste segundo video a transcrição da mesmpa peça para órgão.



Neste terceiro video,  uma execução da mesma peça transcrita para o sintetizador Moog.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O alaúde, Fuga da BWV 998

Excelente interpretação em Alaúde de 14 cordas pelo guitarrista italiano Luciano Contini que a partir dos anos 80 se dedicou ao estudo e interpretação de musica renascentista e barroca, tocando exclusivamente um instrumento da época Lute (alaúde). É actualmente professor na "University for Music and Performing Arts" e no Conservatório de Viena de Áustria. No video é interpreta, o segundo andamento "Fuga" da BWV 998 obra escrita para instrumento solo Alaúde.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Variações GOLDBERG em Cordas

É sempre uma surpresa verificar como muitas das obras de Bach são transcritas para instrumentos diferentes dos originais. Neste caso ainda se levantam mais dúvidas pois as Variações fazem parte das obras primas do compositor para teclado. Esta transposição para trio de cordas: violino, viola e violoncelo, apesar de me parecer bem sucedida, não me consegue fazer esquecer o som do solo em cravo ou mesmo em piano.



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bach em Stradivari...

A violinista holandesa Janine Jansen interpreta o primeiro dos 4 andamentos, Adagio, da Sonata para Violino solo No 1 em Sol menor, BWV 1001. Como curiosidade, o violino utilizado pela interprete é um Stradivari "Barrere" de 1727 emprestado pela "Stradivari Society of Chicago".

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fuga del Signore Bach

O jovem guitarrista Bósnio Sanel Radzic deu o seu primeiro concerto de guitarra quando tinha apenas 14 anos e fez já mais de 100 concertos, na Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Croácia, Hungria, Eslovénia, Bulgária, Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, França, Portugal e Grécia, onde todos foram muito bem recebidos pelo público e críticos musicais. Apesar de ter apenas 22 anos, foi já premiado em inúmeros concursos internacionais. No video Sanel interpreta a "Fuga del Signore Bach"  (BWV 1000) , transcrição para Lute do segundo andamento da Sonata para violino em Sol menor BWV 1001, escrita por Bach em 1725 quando se mudou de Kothen para sua última morada em Leipzig.



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Coffee Cantata

Embora classificada como Cantata, esta peça de Bach, é essencialmente uma pequena ópera cómica,escrita entre 1732 e 1734, e versa um comentário satírico, sobre o vício de café, um problema social premente no século XVIII, em Leipzig, onde a obra foi estreada.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Bach e Corelli

Bach estudou diversos trabalhos do compositor e violinista italiano Arcangelo Corelli (1653–1713) e inspirado na sua obra Opus 3 escrita em 1689 compôs a Fuga em Si menor (BWV 579).