"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Andres Segovia & Bach

O grande mestre Andres Segovia interpretando a transcrição para guitarra do último Andamento da Partita No.2 for Solo Violin (BWV1004), a famosa Chaconne (Ciaccona).


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Oratória de Natal

O famoso coro Monteverdi especializado em música Barroca, e que foi coroado pela revista Gramophone como o melhor grupo coral do Mundo, interpreta o Oratório de Natal (BWV 248)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cantata "Lobe den Herren, den mächtigen König der Ehren" BWV 137

Esta cantata é a mais antiga escrita por Bach, sendo considerada uma das obras mais perfeitas de Bach. O título poderá traduzir-se por "Louvai ao Senhor, o Rei da glória". No video é apresentado a primeira e segunda parte a obra o “Lobe den Herren” e a Aria (alto) “Lobe den Herren,der alles so herrlich regieret”.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Bach e a Stabat Mater de Pergolesi

Os grandes compositores fizeram arranjos de outros grandes compositores, como por exemplo este de Bach na versão da Stabat Mater do compositor e músico italiano e Giovanni Pergolesi (1710-1736), na qual para além de alteração do texto, foi acrescentada uma parte com viola , tornando esta obra simultaneamente alemã e italiana.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Solfegietto de C.P.E. Bach

Esta extraordinária peça musical muitas vezes chamado de Solfeggietto, da autoria de C.P.E.Bach , tendo sido publicada em 1770.


Diversos compositores fizeram arranjos desta obra, tentando construir pontes entre o passado e o presente, entre géneros aparentemente contraditórios, entre a música das épocas barroca e clássica e o jazz, e fazê-los comunicar entre si. Nos dois videos seguinte mostram-se dois exemplos destas metamorfoses.


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

222 Anos após a morte de C.P.E.Bach

Faz hoje 222 anos que faleceu Carl Philipp Emanuel Bach, segundo filho de J.S.Bach e Maria Barbara Bach, considerado o fundador e precursor do estilo clássico da chamada musica erudita. Mozart disse a seu respeito, "Ele é o pai, nós somos os filhos". Entre as suas obras destaca-se o Magnificat, no qual se nota uma grande influência do seu pai.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Joanna MacGregor

Joanna MacGregor, uma reconhecida pianista inglesa, que apresenta um estilo romântico semelhante ao de Angela Hewitt, interpreta o "Prelude e Fugue nº 19 em Lá Maior"  (BWV 864) , Well-Tempered Clavier Book I de J.S.Bach

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Arranjos e transcrições...

Na época barroca, era frequente serem recreadas obras dos próprios ou de outros compositores. Bach não fugiu à regra, tendo efectuado vária transcrições (alteração dos instrumentos originais e introdução de componente vocal), às quais juntava, expandia, ou clarifica muitas das suas ideias, desenvolvendo deste modo as composições originais. Um exemplo deste tipo de transcrições é o da Sinfonia da Cantata BWV 146 "Wir mussen durch viel Trubsal", a qual foi composta a partir do primeiro andamento do "Concerto para cravo e cordas em D menor", BW1052, se não vejamos

BW1052 1ºandamento



BWV 146 Sinfonia

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bach: mass in B minor BMV 232

Video realizado na catedral Notre-Dame em Paris, com um excerto da famosa "Missa em Si menor" de Bach, com a solista mezzo-soprano americana Joyce DiDonato, a violinista francesa Deborah Nemtanu, e condução do maestro John Nelson.