"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



domingo, 31 de outubro de 2010

A bela guitarrista e Bach

A croata Ana Vidivic, uma das mais jovens e talentosas guitarristas da actualidade, interpretando o andamento "Andante" da sonata nº1 para violino em Sol menor BWV 1001 . Embora para alguns críticos a sua primorosa técnica de execução se sobreponha um pouco ao quesito da  da interpretação, eu considero-a no top dos executantes da guitarra clássica.
  

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Página no Facebook

Conheça uma outra versão "A Herança de Bach"  na página do Facebook, que já conta com quase 3.000 fãs.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nigel Kennedy e a Orquestra de Câmara da Irlanda

O excelente violinista Nigel Kennedy, sempre com o seu estilo descontraído, mas denotando uma grande paixão e respeito pela música, honrando sempre a obra de Bach, interpreta no video o segundo andamento ,LARGO, Concerto para Violino e Oboé em Ré Menor (BWV 1060),com solistas e Orquestra de Câmara da Irlanda.

sábado, 23 de outubro de 2010

Bach em instrumentos do seu tempo...

Nesta interpretação de 2 andamentos,da Sonata para violino  BWV 1021 de J.S. Bach são tocados instrumentos originais da época barroca, designadamente o violino barroco, violoncelo barroco, orgão e "archlute".

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bach - Yo Yo Ma & Mark Morris

Clip do filme "Falling Down Stairs, YO-YO with Mark Morris", onde o grupo do coreógrafo norte-americano dança ao som das belíssimas "Cello Suites" de Bach interpretadas pelo famoso violoncelista YO-YO Ma, nascido em França mas oriundo de família chinesa com uma forte influência musical.

sábado, 16 de outubro de 2010

Ballet ao som das Godberg Variations

VIDEO CREDITS
Ballet: ROYENNE Pas De Deux
Company: Configuration Dance Theatre
Founder and Artistic Director: Joseph Cipolla
Principal Guest Choreographer: Susan Jaffe
Composer: Johann Sebastian Bach
Dancers: Erica De La O and Raul Peinado

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bach no século XXI

Exemplo como a música de Bach pode ser transcrita ou melhor "arranjada" com qualidade para outros ritmos e instrumentos: Cantata nº147

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bach e Liszt

A admiração e entusiasmo de Franz Liszt por Bach, levou-o a transcrever para piano diversas obras para órgão do compositor Barroco, como foi o caso do Preludio e Fuga em Lá menor (BWV 543). A filtragem pelo génio de romantismo de Liszt, bem traduzida na substituição da sonoridade grandiosa do órgão pelos floreios dramáticos do piano, dão uma nova perspectiva da obra sem contudo lhe beliscar o valor original. No video uma excelente interpretação pela jovem pianista francesa Lise de la Salle.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sonata para flauta solo

Apesar de Bach ser mais conhecido pelos seus trabalhos com teclados ou em cordas, ele compôs durante quase 20 anos obras para flauta. No video o músico italiano Giampaolo Pretto considerado um dos melhores flautistas da actualidade, interpreta o movimento Sarabande, da "Sonata em Lá Menor para flauta solo" (BWV 1013) de Bach.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Glenn Gould - Partita No. 6 BWV 830

Bach escreveu seis Partitas entre 1726 e 1731, uma por ano,  sob o título da primeira parte dos trabalhos publicados por Bach, chamados "Clavierubung" (Prática de teclado). Estas obras assemelham-se às Suites em termos de estrutura,  mas são mais ricas e complexas. No video Glenn Gould interpreta o primeiro andamento "Toccata". Curioso no começo da peça os acordes sugerindo perguntas e respostas.