"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bach, Atenas e 100 guitarras

A obra prima de Bach "Air on the G string" tocada num concerto sob orientação do maestro e guitarrista grego Evangelos Boudounis, realizado  no Odeon of Herodes Atticus uma estrutura de pedra localizada a sul da Acrópole en Atenas na Grécia.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

To refresh the spirit...

As "Partitas", tal como as "Suite" foram na maioria dos casos compostas para dança, no entanto Bach escreveu seis partitas em 1726, sem ter qualquer intenção de que fossem dançadas, mas sim com fins didácticos, seja para treino manual ou como investigação sobre o potencial dos teclados. Curiosamente o compositor escreveu no título de uma das páginas de uma Partita "to refresh the spirit of music lovers". No video o pianista Werner Naenni interpreta a lindíssima Partita nº1 em Si sustenido maior (BWV825).

sábado, 25 de setembro de 2010

Capriccio on the Departing of his Most Beloved Brother in Bb, BWV992

"Capriccio sobre a partida do seu mais querido irmão" (BWV 992), foi o primeiro trabalho de Bach programado para cravo, e foi composto a propósito da partida do seu irmão  Johann Jacob, que deixou a Saxónia, em 1704, para se tornar tocador de oboé na banda militar do Rei da Suécia, Carlos XII; Os vários andamentos do capriccio são 1-Arioso, 2-Adagio (Andante), 3- Adagissimo, 4- Andante con moto, 5- Poco Adagio,  e 6- Fuga. Os dois videos mostram esta belíssima obra de Bach, (três dos seis andamentos em cada um deles) tocada por um dos mais famosos pianistas e intérpretes de Bach na actualidade.q



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Minueto ou Menueto

Minueto (ou Menueto), é uma dança de origem francesa cujo nome significa "dança de passos miúdos" (menus). Este tipo de dança tornou-se muito popular no século XVIII sendo hábito dos compositores incluírem minuetos nas suas obras instrumentais em forma de sonata, incluindo-se sinfonias e peças de música de câmara. Entre os compositores que se destacaram nesta forma, encontram-se Bach, Haydn, Mozart, Beethoven e Paderewski.  No video é tocado o Minueto do pequno livro de notas, obra oferecida por Bach a Ana Magdalena Bach, segunda mulher do compositor, e que por ser muito simples é utilizado na aprendizagem de piano.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fantasia Cromática e Fuga

Uma interpretação fantástica da Fantasia Cromática e Fuga em Ré Menor BWV 903

sábado, 18 de setembro de 2010

Bach tocado em harmónica!

Jia-Yi He, a world-class harmonica virtuoso, plays Bach Violin Concerto No.1 (BWV 1041)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Arioso

Ivan Martin, um ainda jovem pianista espanhol mas já reconhecido pela crítica e pelo publico como um dos melhores da sua geração, conduz e interpreta o segundo andamento (Largo e não Adagio como indicado no video) do concerto para cravo em Fá menor, BWV 1056 de Bach, mais conhecido por "Arioso". No minha modesta opinião, esta obra de Bach traduz um dos momentos de maior inspiração do grande mestre.  

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bach pela "Old School" da guitarra clássica

O músico alemão Frank Bungarten ocupa uma posição de relevo entre os actuais guitarristas de estilo mais clássico, baseado numa grande atitude artística e de um compromisso claro com a velha escola de fidelidade e pesquisa musical de verdade dos originais que interpreta.Fank Bungarten para além dos concertos, detém cadeiras na reconhecida Universidade de Música e Teatro em Hanover e na Academia de Música de Lucerna (Suíça) e lecciona regularmente em "masteprerclasses" e seminários para um número sempre crescente de estudantes de todo o mundo. No video o músico interpreta os andamentos "Sarabande" e "Double" da Partita n.º 1 em Si menor, BWV 1002 de Bach.

domingo, 12 de setembro de 2010

Sonata para Viola de Gamba

A japonesa Naoko Shimizu, violista principal da Orquestra Filarmónica de Berlim e o pianista turco Ozgur Aydin interpretam o segundo andamento da maravilhosa "Sonata para Viola de Gamba nº1 em G bemol", BWV1027, de Bach no Philia Hall na cidade de Yokohama no Japão. Para os menos entendidos esclarece-se que nesta interpretação não é usada a viola de gamba, percursora do violoncelo, mas sim uma outra viola, um instrumento muito semelhante ao violino ,mas ligeiramente maior e com um som mais grave. Se considerarmos o violino como o soprano das cordas, a viola será o respectivo contralto.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Inventions

O estilo de composição de Bach e dos seus comtemporâneos é conhecido como polifónico. Neste estilo não existe o conceito de acompanhamento como é entendido no caso por exemplo de Beethoven, our Chopin. Trata-se de um estilo de vozes interlaçadas a formar um coro. Para muitos pianistas Bach é considerado o compositor mais díficil de tocar. O motivo é que a mão esquerda não é o acompanhamento da mão direita, pois de facto tem uma linha melódica independente da mão direita como é muito evidente nas "Inventions" no caso do video a nº 14 , interpretada pelo pianista  Cory Hall.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Swingle Singers cantam Bach

O grupo de canto "Swingle Singers", vocacionado para o canto à Capella, e composto por dois tenores, dois sopranos, dois altos um baritono e um baixo, tem um reportório muito diversificado pois inclui musica moderna, jazz e também musica clássica, como neste caso onde interpretam a conhecida "Air on the G string" de Bach.

domingo, 5 de setembro de 2010

Sonata em Sol para violino e orgão BWV 1019a

Interpretação do Andamento "Cantabile, ma un poco adagio" da Sonata em Sol maior para violino e órgão, parte de um concerto realizado na Igreja de S.Roque em Paris.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Arioso de Bach no Dresden Baroque Festival

O termo "Arioso" na música clássica surgiu no século XVI e é um estilo de solo de ópera cantado entre recitativo e a ária. De entre os "ariosos",talvez o mais conhecido seja o de Bach que faz parte da cantata "Ich steh mit einem Fuß im Grabe", BWV 156, e do concerto para cravo BWV 1056. No video a austríaca Karin Leitner, que tem actuado como principal flautista em diversas orquestras como por exemplo na "Royal Philharmonic Orchestra" e na "BBC Symphony Orchestra", e a cravista alemã Kathrin Zobel interpretam "Arioso" ao vivo no Festival de música barroca de Dresden, na Alemanha.