"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



sábado, 28 de agosto de 2010

BWV 1004, Chaconne

Subscrevo a seguinte in "The Guardian" sobre a performance desta pianista russa.  “To hear Mullova play Bach is, simply, one of the greatest things you can experience…”.  
A  Partita in D minor for solo violin (BWV 1004) segundo alguns estudiosos de Bach foi escrita em memória de Maria Barbara Bach. Joahnnes Brahams escreveu "A chacone BWV 1004 é na minha opinião uma das mais maravilhosas e misteriosas obras da história da música. Adaptando a técnica de um pequeno instrumento, um homem descreve um completo mundo com os pensamentos mais profundos e os sentimentos mais poderosos. Si eu pudesse imaginar-me a mim mesmo escrevendo, ou concebendo tal obra, estou seguro que a excitação extrema a tensão emocional me deixariam louco."

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Crónica de Anna Magdalena Bach

Filme documental de Jean Marie Straub baseado no livro com o mesmo nome de Esther Meynell. Gustav Leonhardt um dos piomeiros da renovação da música barroca a partir dos anos 50,desempenhou o papel de Bach. No filme, entre excertos de peças musicais de Johann Sebastian Bach, a sua segunda esposa Anna Magdalena, descreve vários estágios da vida do marido desde o cargo de regente em Coethen à morte sua “tranquila e delicada”. Pequeno fragmento onde se interpreta o Menuett II da Suite Française nº1.

domingo, 22 de agosto de 2010

O tributo de Schumman

Para Robert Schumann, Bach era a suprema referência da música. Ele via o seu predecessor não só como um génio do passado mas sim uma fonte vital da sua arte, baseada na inspiração e estabilidade psicológica transmitida pela música de Bach.´ Schumann prestou o tributo ao seu mentor de diversas formas, escrevendo corais e fugas como Bach, utilizando os seus temas, tocando nas 4 notas que compõem o seu nome B-A-C-H. Um exemplo de uma fuga composta por Schumann.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nigel Kennedy, no top dos Violinistas

Uma das obras primas de Bach, o Concerto para 2 violinos em Ré menor (BWV 1043) de Bach tem 3 andamentos : "Vivace", "Largo ma non Tanto" e "Alegro assai". Neste video o famoso violinista inglês Nigel Kennedy,  que frequentou a escola do maestro norte-americano naturalizado suiço Mehudi Menuhin, considerado um dos maiores virtuosos violinistas do século XX, interpreta o segundo andamento do concerto, acompanhado pelo Orquestra de Camara Irlandesa. 

domingo, 15 de agosto de 2010

Jazz e Bach

O flautista Jiří Stivín interpreta ao vivo Menuet e Badineri da Orchestral Suite No.2 in B Minor BWV 1067 de Bach, improvisando depois com a sua mestria, durante o concerto "Swinging Bach(2000"
-Live Concert" no "Market square" em Leipzig

sábado, 14 de agosto de 2010

Bach e Alexandro Scarlatti

Alguns estudioso têm levantado a  questão se Bach teria conhecimento ou se seria mesmo influenciado pelas árias compostas de Alexandro Scarlatti (1660-1725) para solo soprano, trumpet and continuo, quando escreveu a Cantata BWV 51. Fica a dúvida perante algumas semelhanças como se pode constatar destes dois videos.
Cantata 51, Jauchzet Gott de Bach

Aria for soprano and trumpet de Alessandro Scarlatti: "Rompe Sprezza"









domingo, 8 de agosto de 2010

Pablo Casals

Pablo Casals, famoso violoncelista , falecido em 1973, considerado por muitos como o melhor de todos os tempos.Interpretações da música de Johann Sebastian Bach ao violoncelo ficaram durante dois séculos no esquecimento, até serem redescobertas por este músico catalão. No vídeo interpreta o segundo andamento da Cello Suit nº1 de Bach gravado em 1954 na Abadia de Saint-Michel-de-Cuxa em França.