"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



sexta-feira, 30 de julho de 2010

Magdalena Kozena

A soprana checa Magdalena Kozena interpretando a 5ª parte da cantata BWV 30 de Bach, composta em Leipzig por volta de 1738 para a festa de S.João Bptista. Trata-se da Aria "Kommt, ihr angefochtnen Sünder" para flauta e cordas.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Grandes Intérpretes: András Schiff

Grande interpretação do pianista András Schiff  nascido em Budapeste naturalizado em 2001 como britânico, da difícil parte 5 das  Goldberg Variations. Repare-se nas exigentes trocas de mãos, uma técnica pouco utilizada antes de Bach.

sábado, 24 de julho de 2010

diferenças BWV 1042 e BWV 1054

No primeiro  video é apresentado o 1º andamento Allegro do Concerto em Mi Maior para Violino e Orquestra em Mi maior (BWV 1042), e no segundo a transcrição feita pelo compositor da mesma obra para cravo e cordas em Ré Maior (BWV 1054).


BWV 1054

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A guitarra de Moretti

A famosa e bela guitarrista italiana Flomena Moretti interpreta de uma forma sublime ao vivo o "Preludio and Fugue from Lute Suite",  BWV 995, na "11emes Flaneries musicales de Reims", em França.É de realçar a extrema sensibilidade e rigor desta interpretação.

domingo, 18 de julho de 2010

Bach & Busoni

Interpretação pela pianista francesa Helene Grimaud  da transcrição para piano, realizada em 1893 por Ferruccio Busoni da famosa Chaconne para violino solo da Partita No.2 in D minor de J.S.Bach.
Como curiosidade, Hélène Grimaud para além de muito premiada como pianista, tem na sua vida uma outra faceta relacionada com causas importantes, tendo por exemplo em 1999 fundado o Wolf Conservation Center. Mais recentemente deu o seu apoio a várias organizações de solidariedade e defesa dos direitos humanos, incluindo a Amnistia Internacional, a International Camp Villa Sans Souci e o Worldwide Fund. 

sábado, 17 de julho de 2010

German Brass

O grupo de metais German Brass interpretando o último (7º) andamento, "Badinerie",  da "Orchestral Suite No. 2 in B minor", BWV 1067. Composto por músicos alemães de Orquestras Sinfónicas e professores universitários em escolas de música, este grupo de metais que tem no reportório diversas obra de Bach é  considerado como um dos melhores da actualidade.
é

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Children's Chorus com Bach

O coro "Crianças de Jacksonville" fundado em 1995 na Universidade desta cidade norte-americana da Florida, interpretando o coral "Mein Freund Ist Mein", BWV 140, de J.S. Bach. O grupo é formado por 16 vozes de crianças de diversas raças, religiões e estratos socio-económicos e tem como objectivos colaborar na sua educação, criando-lhe espírito de grupo, e auto-disciplina conforme referido no site: http://www.jaxchildrenschorus.com

terça-feira, 13 de julho de 2010

Bach to Africa

Faixa do album Lambarena - Bach to Africa - um projecto que se desenvolveu em torno da figura de Albert Schweitzer (1875-1965), grande admirador de J.S.Bach, teólogo, músico, filósofo e médico, activista da paz e prémio Nobel da Paz, e também do Hospital de Lambaréné, no Gabão, por ele fundado e onde trabalhou vários anos, e que ainda hoje é referência inultrapassável no combate à lepra e doenças tropicais. Uma belíssíma ideia de fusão dos sons harmoniosos de instrumentos de origem europeia com o sons de cantos e instrumentos de percussão oriundos de África,com um resultado que julgo deixar emocionado qualquer ouvinte.

domingo, 11 de julho de 2010

Chromatic Fantasia

A pianista nascida na Rússia e emigrada para Israel com apenas 6 anos, Berinika Glixman, interpreta a Chromatic Fantasia em Ré menor BWV 903, de J.S.Bach.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

4 Cravos

Dos concertos que J.S.Bach escreveu para cravo, 7 são para um único cravo (BWV 1052-1058), 3 são para 2 cravos (BWV 1060-1062), 2 são para 3 cravos (BWV 1063-1064), e um único concerto para  4 cravos (BWV 1065). Este video refere-se ao último, numa interpretação da orquestra barroca da Universidade de Berkeley. 

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Paixão segundo S.João

Extracto de um concerto realizado o ano passado na Abadia de Saint Martin d'Ainay em Lyon na França. De realçar o excelente som proporcionado pelo bonito templo que serviu de anfiteatro para o concerto, do qual saliento a qualidade dos vitrais que são mostrados nas imagens.

sábado, 3 de julho de 2010

Partita pela Vanessa-Mae

A violinista Vanessa-Mae nasceu em Singapura e embora tenha uma formação clássica, tornou-se mundialmente conhecida gravar misturas deste tipo de música com pop, jazz, techno e outros ritmos modernos. O álbum que lhe deu fama internacional foi "The Violin Player", de 1995. No video Vanessa Mae interpreta uma das peças mais famosas de Bach e ao mesmo tempo mais difíceis de interpretar, o Preludio da "Partita nº3 em E maior para violino solo" (BWV 1006).

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Maestro Bernstein & Glenn Gould

O famoso maestro Leonard Bernstein, e o grande pianista intérprete de Bach, Glenn Gold, no video ainda muito novo, tocando o concerto em D minor.