"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



segunda-feira, 29 de março de 2010

A Bíblia de Bach...

No video é abordada a questão da religiosidade de J.S.Bach, a qual parece comprovada pela descoberta desta sua Bíblia comentada.

sábado, 27 de março de 2010

Bach ajuda grande Músico

Neste excerto do  DVD  "Bach and Friends" recentemente editado, o grande maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins, grande admirador e interprete de Bach, relata  (num inglês com sotaque carioca?)  um verdadeiro exemplo de vida e superação. O músico e maestro explica como foi que a obra de Bach o ajudou,  no longo caminho que teve de percorrer  para ultrapassar as difculdades causadas pelos danos nas suas mãos,  causados por dois acidentes que sofreu ....   

terça-feira, 23 de março de 2010

Dançando no gelo ...

No video é primeiro é representada em palavras, a tristeza de Bach após a morte da sua primeira mulher Maria Barbara, depois 2 bailarinos dançam no gelo ao som do movimento Sarabande da 6ª Cello suite de Bach interpretada pelo violoncelista chinês Yo-Yo Ma.

domingo, 21 de março de 2010

Concertos Brandeburgo


Os Concertos de Brandeburgo são seis peças musicais de Bach (BWV 1046-1051) compostas entre 1718 e  1721 e dedicadas ao margrave de Brandenburg-Schwedt. São considerados como expoentes da música barroca, embora tivessem estado esquecidos até à morte do maeques em 1734 quando foram vendidas por muito pouco dinheiro. Os concertos foram descobertos nos arquivos de Brandemburgo já no século XIX, tendo sido  publicados só em 1850.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um som diferente...

Não é muito vulgar ouvir Bach  com o som de guitarra de jazz (tocada com palheta), mas esta original interpretação do andamento Alemande da Partita para flauta solo BWV1013, não retira no meu entender o enorme valor musical desta obra.  

terça-feira, 16 de março de 2010

Coincidência ?

A primeira esposa de Bach, Maria Barbara faleceu em 1720, ano em que se julga ter o compositor começado a escrever Sonatas e Partitas para violino a solo. Ao ouvir este excerto do andamento Largo da sonata BWV 1005, interpretada pela jovem violinista Hilary Hahn, dá para pensar se foi coincidência ou não com o provável sentimento de Bach no ano da morte da esposa. A violinista norte americana é já bastante premiada, tendo vencido dois prémios Grammy e indicada pela revista "Time" como a melhor musicista clássica jovem dos Estados Unidos em 2001. Ganhou recentemente (2009) o prémio Gramophone de artista do ano.

sábado, 13 de março de 2010

Sheep may ...

A Cantata BWV 208 foi com composta em 1713 para o aniversário de um duque. Na obra, a caçadora divina Diana, o caçador Endimião e os deuses pastoris Pã e Pales, unem suas forças para desejar exageradíssimo feliz aniversário ao duque, coisa comum na época.
A bonita ária de Pales, “Sheep may safely graze!” está entre as mais insinuantes e amáveis pastorais jamais escritas. No video são apresentadas imagens maravilhosas campestres filmadas na Sérvia.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Enfants Classiques - Le Meilleur De Bach

Uma ideia muito interessante para as crianças mais mexidas se acalmarem ao  final do dia, e ao mesmo tempo começarem a aprender a gostar da música clássica.
No CD com a duração total de 44 minutos são apresentados 17 pequenos excertos de poucos minutos de grandes obras de J.S.Bach , como por exemplo :
- Abertura da Suite para Orquestra nº 3 in D major, BWV 1068,  Minuet in G major, BWV Anh. 114 ,  1º Andamento Allegro do Concerto Brandenburg nº 5 in D major, BWV 1050, Well-Tempered Clavier, Book 1: Preludio e Fuga nº 1 in C major, BWV 846.
http://www.arkivmusic.com/classical/album.jsp?album_id=109364



quarta-feira, 10 de março de 2010

Oratório

Um oratório é um género vocal de música sagrada baseada no conteúdo da Bíblia. J.S. Bach escreveu o "The Christmas Oratorio" baseado no nascimento de Jesus Cristo do novo Testamento da Bíblia.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Bach versus Beethoven

Um curto video com uma comparação óbviamente discutível e subjectiva entre dois dos maiores compositores de toda a História da Música: Bach e Beethoven

quinta-feira, 4 de março de 2010

Soundtrack do filme Solaris

Cena de levitação do filme russo Solaris (1972) de Andrei Tarkovsky,  com música do coral  BWV 639 de J.S.Bach,  adaptada pelo compositor  russo Eduard Artemyev

terça-feira, 2 de março de 2010

Bach´s Queen

A pianista canadiana Angela Hewitt considerada uma das maiores intérpretes comtemporâneas de Bach, chamada mesmo por alguns a  "Rainha de Bach",  realizou há 2 anos um  périplo de 110 recitais em 25 países (um dos quais Portugal) em 6 continentes, interpretando os Livros I e II  de "O Cravo Bem Temperado", de J. S. Bach. Como curiosidade, refira-se que esta extraordinária pianista toca de memória 36 dos 48 prelúdios e fugas que compõem a obra. No início do video, Angela Hewitt introduz alguns comentários sobre a forma de assegurar uma boa performance na interpretação da obra.