"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



sábado, 27 de fevereiro de 2010

Zurich Ballet ao som de Bach

Uma bonita coreografia de Heinz Spoerli por 2 dançarinos do Zurich ballet, ao som da "Cello Suite N°II Allemande".

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Como começar a gostar de Bach

As obras mais apreciadas quando da morte de Bach eram as suas peças para teclado, sendo que outros grandes compositores continuaram a conhecer sua maestria. Mozart, Beethoven e Chopin por exempo estiveram entre os seus mais eminentes admiradores. Chopin chegava mesmo a trancar-se antes dos concertos e tocava as músicas de Bach.
O video apresenta depoiamentos de grande interpretes sobre a influencia de Bach  na história da música ao som de algumas das suas obras mais famosas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Works for trompet

O título do video de apresentação do CD "Bach Works for Trompet" com a trompetista Alison Balsom é um pouco enganador, pois apesar de Bach ter composto   para  trompete,  as obras apresentadas são transcrições. Isto de modo algum tira valor ao trabalho em causa que revela  grande mérito não só para a solista, grande admiradora do Mestre, mas também para o belíssimo acompanhamento pela orquestra de  câmara, em especial o trabalho do organista Colm Carey.
 

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Bach depois de Marcello

Bach efectuou várias transcrições e adaptações para cravo e cordas de concertos para outros instrumentos alguns seus, outros de compositores como Alessandro Marcello.

Esta difícil e magnífica interpretação, dá-nos uma ideia de como seria  bom ouvir ao vivo J.S. Bach:   

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Arranjo ... Swing

Arranjo para guitarra em ritmo de swing, escrito e interpretado por David Qualey, da célebre ária de Bach "Jesu, Joy of Man's Desiring" que, apesar de arrojado para os mais conservadores, é muito bonito e teve um grande sucesso. Apesar da música ser tocada por muitos guitarristas em todo o Mundo, nenhum deles conseguiu ainda igualar na execução a performance do seu autor.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Em sons diferentes ...

As obras de Johann Sebastian Bach têm uma estrutura tão rigorosa, um desenvolvimento tão complexo e lógico que foi possível desenvolver um software capaz de imitar o seu modo de compor. Para gerar uma partitura para teclado de apenas quatro minutos, um mainframe processou cerca de três bilhões de operações.

No final da década de 1960 a compositora e musicista norte americana Wendy Carlos popularizou a música electrónica com  dois álbuns  Switched-On Bach e The Well-Tempered Synthesizer. usando o primeiro sintetizador da história da musica electrónica, o Moog, nome do músico e engenheiro que o inventou.



sábado, 13 de fevereiro de 2010

Para ver e ouvir em Lisboa ....

A jovem violoncelista russa Tatjiana Vassiljeva, laureada com o 1º Prémio do 7º Concurso de Violoncelo Rostropovitch em 2001 (primeira russa a ganhar este famoso concurso),e prémio revelação das Victoires de la Musique Classique de França em 2005, e que estará em Lisboa na Culturgest a 20 de Março, tocando obras de diversos compositores, sendo uma delas a Suite nº 3 em Dó Maior, BWV 1009, de J.S.Bach. No video interpreta uma das Suites mais conhecidas.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Música no Espaço

Há 33 anos partiram do planeta Terra e estão no espaço duas aeronaves não tripuladas, com destino aos planetas Jupiter, Urano, Neptuno e Urano. A missão Voyager ainda decorre e leva a bordo uma sofisticada mensagem, que consiste num disco dourado com imagens e sons de nossa civilização. Nos sons está incluida uma seleção de músicas de diversos tipos e compositores, entre as quais um único compositor tem mais de uma obra, J.S.Bach. A banda sonora deste video é uma destas, o maravilhoso Preludio do Coral em Fá Menor BWV639

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bach gostaria de ouvir isto?

Será que Bach gostaria de ouvir um medley feito com obras suas ?  Talvez ? Apesar da boa intenção parece-me um pouco controverso, e sobretudo com demasiados arranjos sobre os originais. Fica a divulgação do nome de Bach o que é sempre de saudar ... Gostaria de conhecer outras opiniões.

El Silencio antes de Bach

Extractos do filme polémico de 2007 do espanhol Pere Portabella, onde se pretende uma aproximação à música e sua envolvente, assuntos, negócios, etc. que a rodeiam, utilizando a música de J.S.Bach, primeiro o Prelude in A minor BWV 543 e depois Cello suite nº1



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Grandes intérpretes (2)

András Schiff
Nasceu em Budapeste em 1953 e iniciou a aprendizagem do piano, aos cinco anos de idade, e  tem recebido diversas distinções tais como  o Prémio Bartók (1991),  a Medalha Claudio Arrau Memorial, concedida pela sociedade Robert Schumann de Düsseldorf (1994), o Prémio Kossuth (1996), a distinção mais prestigiada da Hungria, o Prémio de Música Leonie Sonnings, de Copenhaga (1997), o Palladio d’Oro, da Cidade de Vicenza e o Musikfest-Preis, de Bremen (pelo seu importante trabalho artístico internacional), em 2003.