"Music is an agreeable harmony for honor of God and the permissible delights of the soul"



domingo, 31 de janeiro de 2010

A musica orquestral de Bach

Bach nunca teve à sua disposição uma grande orquestra. Mas, de acordo com suas possibilidades, escreveu verdadeiras obras-primas orquestrais em Leipzig provávelmente entre 1725 e 1739. As mais conhecidas são as quatro suítes, (BWV 1066,1067,1068,1069) com destaque para a segunda e a terceira (a da célebre Ária).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Banda desenhada ... Bach

A Toccata e Fuga em D menor de J.S.Bach serviu como genérico,da série "Era uma vez o homem" criada e realizada por Albert Barillé nos estúdios Procidis em 1978 em resultado de um projecto europeu, com a participação diversas cadeias de Televisão. A série contribuiu para que várias gerações criassem uma paixão pela história da humanidade, através das aventuras de Pedrito e os seus muitos descendentes.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Salvar manuscritos de Bach

Técnicos e musicólogos alemães estão a desenvolver um grande projecto tecnológico para preservar musica manuscrita por Johann Sebastian Bach .

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Vida começa aos 40 anos

Os chineses dizem que a vida começa aos quarenta e assim aconteceu com a grande pianista chinesa, Zhu Xiao, actualmente com 60 anos, a quem os melhores anos da sua juventude foram roubados pela Revolução Cultural , vindo assim interrompida a sua formação musical e uma futura carreira que se afigurava brilhante. Só a conseguiu retomar no exílio, nos EUA e em Paris, já nos anos 80, depois de um período negro e de uma lavagem ao cérebro num campo de reedução que a chegou a fazer acreditar que a música ocidental era "burguesa e decadente". O video com uma interpretação sua de Bach, é uma promoção do livro que ela escreveu "Red Piano", no qual expressou ideias interessantes, uma das quais reside na proximidade que estabelece entre Bach e a cultura chinesa, traduzida pela frase "Quando me falam disso sempre brinco: vocês não sabem, mas Bach era budista! É música universal. Para os chineses e para os budistas é muito pacificadora, traz muita serenidade."

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Dança e o "Cello"

Uma bonita coreografia ao som de uma das "Cello Suites", consideradas das maiores obras musicais escritas para o violoncelo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bach to Future ...

"Bach to the Future" é um eclético quarteto de jazz  que utiliza diversos  instrumentos electrónicos e transforma obras famosas de  Bach e de outros compositores de música clássica em jazz e outros ritmos e estilos música mais recentes.
Muito discutível quanto à escolha, mas com grande sucesso em termos de vendas, mais de 100.000 albuns até agora.

sábado, 16 de janeiro de 2010

O Órgão e Bach

O órgão é por muitos denominado como o "Rei dos instrumentos musicais” devido às suas potencialidades. J.S.Bach é considerado o maior de todos os compositores para este instrumento. A principal diferença entre a partitura do piano e do órgão é que a deste tem 3 pautas sendo a terceira tocada com os pés. Os pedais fazem o baixo do instrumento, que é aquele som magnífico e grave que ouvimos ao fundo, parecendo uma 'terceira mão'.É o instrumento que realmente tem a cara de Bach, quanto mais vozes, melhor.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Grandes intérpretes (1)

Glenn Herbert Gould (1932 -1982) foi um dos grandes interpretes de J.S.Bach sendo as suas gravações das célebres Variações Goldberg consideradas um marco da música do século XX. O pianista canadiano que abandonou as apresentações ao vivo em 1964 dedicando-se apenas às gravações em estúdio, utilizava um estilo de tocar muito peculiar, e por vezes excêntrico como se poder ver neste video.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Estreia de Documentário sobre Bach

De  21 a 23 de Janeiro 2010, em Montrey (E.U.A)  irá ser apresentado um novo documentário de 2 horas sobre J.S.Bach em DVD



Excerto deste documentário com uma interpretação do violinista Joshua Bell e algumas histórias da vida de Bach contadas por Mike Hawley .

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Bela, o Violino e Bach

Hilary Hahn começou a carreira internacional na Alemanha, aos 15 anos de idade, e a primeira experiência da violinista nos estúdios rendeu-lhe o Diapason d’Or de 1997, pela sua interpretação de sonatas e partitas de Bach.  Em 2001 foi indicada pela revista Time como a melhor intérprete jovem da música clássica dos Estados Unidos do ano. Em 2008 ganhou o "Gramophone Artist of the Year".

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"Sleepers, Wake"


A obra BWV 140 “Wachet auf, ruft uns die Stimme”, também conhecida por “Sleepers, Wake”, foi composta em 25 Novembro de 1731 por Johann Sebastian Bach.  

A cantata foi baseada na obra com o mesmo nome do luterano Philipp Nicolai, sendo o seu texto inspirado na parábola das 10 virgens do Evangelho (S. Mateus 25:1-13).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quem inspirou Bach ?

Ao contrário de Mozart, J.S.Bach não era um menino prodígio; ele próprio disse que o seu talento era conseguido através de muito trabalho; aprendeu muito estudando virtuosos predecessores tais como Frescobaldi, Buxtehude e Pachelbel, ou mesmo contemporâneos como Vivaldi, Corelli e Couperin.
Um intenso esforço intelectual e uma obsessiva ideia da perfeição fizeram com que um jovem normal, se transformasse primeiro num brilhante e virtuoso organista e depois num dos mais importantes compositores da história da música. Para J.S.Bach todos os detalhes da construção musical eram importantes, quer se tratasse de uma pequena peça, de um concerto de caridade ou de uma grande e solene cantata de igreja.




F r e s c o b a l d i
(1583-1643)
Girolamo Frescobaldi nasceu em Ferrara (Itália) e,foi organista da basílica de São Pedro, no Vaticano. Sua fama de compositor rivalizava com a de instrumentista.
Frescobaldi foi o maior organista de sua época. Tão impressionante era a sua habilidade no instrumento que seus contemporâneos lhe atribuíram dons sobrenaturais.
A mais notável das qualidades criadoras de Frescobaldi foi a riqueza polifônica com que tratou a antiga forma do ricercare, o que deu origem à fuga. A sua influência foi marcante na Alemanha, sendo o estilo de suas fantasias introduzido nos acompanhamentos dos corais luteranos.



Bu x t e h u d e
(1637-1707)
Dietrich Buxtehude nasceu em Helsingor (Dinamarca) em 1637. Pouco se sabe sobre a sua formação musical, provavelmente orientada pelo próprio pai, que era organista.
Também como organista Buxtehude apareceu na Igreja de Santa Maria, em Lübeck (1668), obtendo enorme sucesso.A actividade decisiva para a sua glória foi a promoção das ‘Músicas Noturnas’ (1673) - concertos de música religiosa realizados nas noites de domingo, por ocasião das festas do Advento.
A igreja de Santa Maria tornou-se o centro de atração de todos os músicos e compositores da Alemanha. O próprio J.S.Bach andou de Arnstadt para Lübeck para ouvir e receber conselhos de Buxtehude.



P a c h e l b e l
(1653-1706)
Johann Pachelbel nasceu em Nuremberg (Alemanha), em agosto de 1653.
Ocupou lugares de organista na corte de Eisenach (1677), na Predigekirche de Erfurt (1678), nas cortes de Suttgart e de Gotha (1690-1695) e, finalmente, de 1695 até a sua morte (7 de março de 1706), na igreja de St. Sebaldus, em Nuremberg. Seu filho, Wilhelm Hieronymus (1685-1764), também foi um excelente organista e compositor.
A sua originalidade reside na pureza e na grandiosa simplicidade do seu estilo que contrasta com o estilo virtuosístico dos organistas do norte da Alemanha. Os seus admiráveis corais figurados ou variados para órgão exerceram uma profunda influência em J.S.Bach, de que é o mais autêntico antepassado espiritual.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Concerto Italiano

Bach era um grande admirador de Vivaldi, tendo transcrito para teclado concertos do compositor. O mais conhecido é o Italian Concerto,( BWV 971) com o nome original de Concerto nach Italienischem Gusto (Concerto after the Italian taste).

Interpretação do 2º andamento (Andante), pelo músico turco Fazil Say que curiosamente esteve em Abril nos últimos "Dias da Música" do CCB.