segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quem inspirou Bach ?

Ao contrário de Mozart, J.S.Bach não era um menino prodígio; ele próprio disse que o seu talento era conseguido através de muito trabalho; aprendeu muito estudando virtuosos predecessores tais como Frescobaldi, Buxtehude e Pachelbel, ou mesmo contemporâneos como Vivaldi, Corelli e Couperin.
Um intenso esforço intelectual e uma obsessiva ideia da perfeição fizeram com que um jovem normal, se transformasse primeiro num brilhante e virtuoso organista e depois num dos mais importantes compositores da história da música. Para J.S.Bach todos os detalhes da construção musical eram importantes, quer se tratasse de uma pequena peça, de um concerto de caridade ou de uma grande e solene cantata de igreja.




F r e s c o b a l d i
(1583-1643)
Girolamo Frescobaldi nasceu em Ferrara (Itália) e,foi organista da basílica de São Pedro, no Vaticano. Sua fama de compositor rivalizava com a de instrumentista.
Frescobaldi foi o maior organista de sua época. Tão impressionante era a sua habilidade no instrumento que seus contemporâneos lhe atribuíram dons sobrenaturais.
A mais notável das qualidades criadoras de Frescobaldi foi a riqueza polifônica com que tratou a antiga forma do ricercare, o que deu origem à fuga. A sua influência foi marcante na Alemanha, sendo o estilo de suas fantasias introduzido nos acompanhamentos dos corais luteranos.



Bu x t e h u d e
(1637-1707)
Dietrich Buxtehude nasceu em Helsingor (Dinamarca) em 1637. Pouco se sabe sobre a sua formação musical, provavelmente orientada pelo próprio pai, que era organista.
Também como organista Buxtehude apareceu na Igreja de Santa Maria, em Lübeck (1668), obtendo enorme sucesso.A actividade decisiva para a sua glória foi a promoção das ‘Músicas Noturnas’ (1673) - concertos de música religiosa realizados nas noites de domingo, por ocasião das festas do Advento.
A igreja de Santa Maria tornou-se o centro de atração de todos os músicos e compositores da Alemanha. O próprio J.S.Bach andou de Arnstadt para Lübeck para ouvir e receber conselhos de Buxtehude.



P a c h e l b e l
(1653-1706)
Johann Pachelbel nasceu em Nuremberg (Alemanha), em agosto de 1653.
Ocupou lugares de organista na corte de Eisenach (1677), na Predigekirche de Erfurt (1678), nas cortes de Suttgart e de Gotha (1690-1695) e, finalmente, de 1695 até a sua morte (7 de março de 1706), na igreja de St. Sebaldus, em Nuremberg. Seu filho, Wilhelm Hieronymus (1685-1764), também foi um excelente organista e compositor.
A sua originalidade reside na pureza e na grandiosa simplicidade do seu estilo que contrasta com o estilo virtuosístico dos organistas do norte da Alemanha. Os seus admiráveis corais figurados ou variados para órgão exerceram uma profunda influência em J.S.Bach, de que é o mais autêntico antepassado espiritual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os Posts mais vistos